Home Praias do Sul Praia de Cidreira (RS): tranquilidade aliada a uma paisagem natural e deslumbrante

Praia de Cidreira (RS): tranquilidade aliada a uma paisagem natural e deslumbrante

577
COMPARTILHAR

A Praia de Cidreira é, a maior parte do ano, uma praia deserta, muito procurada por surfistas, aposentados, pescadores, e por quem busca um pouco de tranquilidade. Conta com quase 10 Km de extensão de areias brancas e fofas, e promete ser um paraíso para aqueles que procuram uma bela paisagem longe da multidão das praias mais famosas.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Praia de Cidreira
Praia de Cidreira – Rio Grande do Sul

Cenário da Praia de Cidreira (RS)

Considerada uma das praias mais antigas do Rio Grande do Sul destinadas a veraneio, a Praia de Cidreira é a que se apresenta mais próxima da capital (Porto Alegre). Embora hoje em dia ela não esteja entre as praias mais procuradas pelos turistas, em tempos ela foi a praia da região que mais atraía visitantes.

Possui um farol centenário, o que nos indica a importância naval da região, a qual tem um grande destaque na pesca, que é bastante desenvolvida por causa do mar extenso, a plataforma de pesca e as três lagoas que circundam a região.

A cidade de Cidreira é considerada uma Cidade Fantasma a maior parte do ano, pois desde março até dezembro ela fica deserta. Por essa altura cerca de metade das casas ficam vazias.

As dunas da praia são o principal atrativo, tendo em conta que mais de 50% do território é coberto por elas.

Estrutura na Praia de Cidreira (RS)

Durante a alta temporada conta com vários quiosques e barraquinhas na praia. Tem também alguns restaurantes na região, como o Krep’s Por do Sol, Point do XIS, Pastelaria do Alemão, ou o Sandwich Shop Guilo and Baiguer.

Indo para o centrinho, encontra algumas lojas de comércio local, e supermercados. Tem também algumas lojas de roupa, algumas moda praia, para não ir sobrecarregado com suas malas.

Onde ficar na Praia de Cidreira (RS)

Existem várias pousadas na região, principalmente se for até ao centro da cidade. A pousada das Rosas é a que se encontra mais próxima da praia, mas se quiser outras opções, basta seguir até ao centro, onde encontra:

  • Residencial Imobiliária Oásis Sul I
  • Sobrado Valentina
  • Camping e Pousada da Nova
  • São Leopoldo IOS casa de aluguel
  • Pousada Raio de Sol
  • Imperium Palace Hotel

Tem também algumas opções de casas de veraneio, para quem quer viajar com a família, se instalando em um ambiente mais doméstico e familiar.

Como chegar na Praia de Cidreira (RS)

A praia de Cidreira está a cerca de 105 Km de Porto Alegre, e o acesso é feito pela BR 290, e depois seguindo pela RS 030 até chegar a Tramandaí. Quando chegar deve seguir pela RS 786 até ao seu destino.

O que fazer na Praia de Cidreira (RS)

O principal ponto turístico da Praia da Cidreira é a sua plataforma de pesca de 550 metros. É perto dessa plataforma que a maior parte dos surfistas pegam umas ondas boas.

Durante o inverno é quase uma praia deserta, e por isso ela é procurada por turistas que querem descansar um pouco da rotina estressante das grandes cidades e dos grandes centros.

Tem também vários pontos turísticos curiosos na região, os quais são responsáveis por contribuir para uma visão particular da cidade. Por exemplo, a rodoviária abandonada do Ildo Meneghetti (sendo a maior parte da propriedade coberta por areia), ou os Camaronitos, que são umas estátuas que se encontram espalhados por toda a cidade.

Tem também na região a Lagoa da Fortaleza, com o Lagoa Country Club. Essa lagoa conta com uma profundidade média de 2.5 metros. A água da lagoa é potável, e é dela que sai todo o abastecimento do município.

A Lagoa da Fortaleza é muito usada durante o verão para quem quer fazer passeios de lancha e de Jet.

As águas da Lagoa também têm bastante peixe, embora a pequena barragem que foi construída junto à divisa de Cidreira e Tramandaí tenha retirado uma boa parte dos peixes da Lagoa.

Praia de Cidreira (RS): tranquilidade aliada a uma paisagem natural e deslumbrante
5 (100%) 7 votos

DEIXE SEU COMENTÁRIO