Home Pernambuco Praia de Atalaia (PE): trilhas ecológicas e muita natureza em Fernando de...

Praia de Atalaia (PE): trilhas ecológicas e muita natureza em Fernando de Noronha

138
COMPARTILHAR

Beleza é o que não falta na ilha de Fernando de Noronha pertencente ao estado de Pernambuco. Em meio às lindas paisagens das praias que você encontra aqui, a Praia de Atalaia recebe um destaque maior.

Escolhemos essa costa não apenas por ser uma das mais atrativas do arquipélago, mas pela opção de lazer e passeio que ela dá aos turistas. Conheça mais.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Praia de Atalaia
Divulgação

Cenário da Praia de Atalaia (PE)

A Praia de Atalaia foi descoberta em meio às formações vulcânicas que existem na ilha e cercada de arrecifes. Essa é a principal causa das inúmeras piscinas naturais, onde você pode aproveitar o mar com mais tranquilidade. As piscinas também proporcionam um maior contato com os peixes que vivem por aqui. Toda a região da Praia de Atalaia é fiscalizada pelo Ibama, o que faz também com que o seu acesso seja bem restrito.

Estrutura na Praia de Atalaia (PE)

Você não encontrará muita estrutura na Praia de Atalaia. Inclusive, devido ser uma área protegida, é extremamente proibido qualquer construção na região. É preciso trazer seu lanche e sua água, sem esquecer, claro, de limpar tudo ao ir embora.

Onde ficar na Praia de Atalaia (PE)

Indicamos a hospedagem no centro de Fernando de Noronha. Não há hotéis, pousadas e albergues na Praia de Atalaia, assim como é na maioria das praias da ilha. Apesar de não ter como ficar mais próximo da Praia de Atalaia, você tem o acesso facilitado até o Portinho, onde começam as trilhas para a praia. Ônibus, charretes e taxis estão disponíveis por toda a ilha para você e seu grupo.

Como chegar na Praia de Atalaia (PE)

Para chegar até a Praia de Atalaia você tem a opção de percorrer duas trilhas. Uma tem 1,6 quilômetros de extensão, sendo também a menor e mais fácil de percorrer. A segunda trilha tem 4,8 quilômetros e mesmo maior, tem mais atrativos. Você vai conhecer também outros cantinhos como a Praia da Caieira e o Mirante da Pontinha.

É importante buscar o Instituto Chico Mendes, que fiscaliza parte da região. Somente 100 pessoas podem ter acesso até o parque marinho de Atalaia. Essas devem ser divididas em grupos de no máximo 17 pessoas. Do contrário, você não conseguirá ver as belezas da região. As inscrições são feitas diretamente no posto do Icmbio, na própria ilha.

Dicas e o que fazer na Praia de Atalaia (PE)

  • É na Praia de Atalaia que está a piscina natural de maior extensão da ilha de Fernando de Noronha. Ela tem 40 centímetros apenas de profundidade, permitindo que você observe muitos corais e peixes que vivem por aqui.
  • Não deixe de conhecer a Ilha do Frade, uma imensa pedra que fica em frente à Praia de Atalaia e é um dos cartões-postais da ilha.
  • É possível fazer um passeio para conhecer os pequenos tubarões que vivem nessa praia. Para isso, você precisa se inscrever na sede no ICMBio que fica em frente ao Projeto Tamar.
  • Tem muitas outras praias lindas em Fernando de Noronha que você pode combinar com esse passeio. Ainda assim, indicamos que reserve um dia inteiro para desvendar as belezas da Praia.
Praia de Atalaia (PE): trilhas ecológicas e muita natureza em Fernando de Noronha
5 (100%) 4 votos

DEIXE SEU COMENTÁRIO