Home Ceará Praia da Baleia (CE): um paraíso em Itapipoca, no Ceará!

Praia da Baleia (CE): um paraíso em Itapipoca, no Ceará!

381
COMPARTILHAR

A Praia da Baleia, situada em Itapipoca, no Ceará, é um dos paraísos na terra no que diz respeito às paisagens naturais.

Com um ar primitivista, bem calmo e sossegado, este é um local marcado por enseadas em sequência, assim como pelas suas areias batidas e finas, e o mar caracterizado por sua calmaria.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Praia da Baleia CE
Fonte da imagem: divulgação

Cenário da Praia da Baleia (CE)

Os nativos contam que a praia tem esse nome pois uma baleia havia encalhado lá há muito anos, no entanto, outros colocam a origem do nome numa pequena ilha que está em frente, sendo que o formato faz lembrar esse animal.

Reza também uma lenda, que ainda não ficou provada, que uma maré forte cavou um pedaço da areia, tendo deixado de fora uma ossada de um animal grande, sendo que ainda está enterrada lá, na zona da maré.

Envolta em mistério, essa área do litoral do Ceará mantém um cenário primitivista, sendo o sossego e a tranquilidade características do local.

Com um mar calmo, de águas transparentes, a Praia da Baleia apresenta ainda areias finas e batidas, além de uma sequência de enseadas, um lindo coqueiral, lagoas, lagos, dunas, recifes, e as típicas jangadas.

Estrutura na Praia da Baleia (CE)

A Praia da Baleia tem uma grande extensão de praia, mas é palco também para diversas infraestruturas, como condomínios residenciais e casas de veraneio.

Embora tenha alguns pontos de comércio, não são abundantes, assim como atrações noturnas não são frequentes na região, sendo o ambiente familiar o fator chave da região.

Onde ficar na Praia da Baleia (CE)

Como disse anteriormente, a Praia da Baleia tem grande infraestrutura de pousadas e hospedagem, sendo majoritariamente pousadas simples, mas sempre com um ambiente familiar, as quais estão, na sua grande maioria, situadas à beira-mar.

Assim, poderá ficar hospedado, por exemplo, na Pousada da Baleia, na Villa Baleia, ou na Pousada Paraíso Baleia. Com certeza o acolherão da melhor forma possível, como não poderia deixar de ser, mantendo sempre um acolhimento exemplar, tão característico desse paraíso no litoral cearense.

Como chegar na Praia da Baleia (CE)

A Praia da Baleia está situada a cerca de 50 km da sede do município de Itapipoca, e a cerca de 150 km de Fortaleza.

A viagem de Itapipoca até à Praia da Baleia é bastante fácil e acessível, pela CE 085, um estrada asfaltada, assim como pela CE 168.

Tem também a opção de ir de ônibus, o qual sai diariamente da sede do município.

Se preferir, tem ainda a opção dos pau-de-arara, os conhecidos carros de feiras.

O que fazer na Praia da Baleia (CE)

A Praia da Baleia lhe oferece uma grande variedade de coisas para fazer. Como ela mantém ainda um aspecto de lugar virgem, e tipicamente uma vila de pescadores, o grande diferencial é a tranquilidade que poderá usufruir ao tomar banhos de mar e de sol.

Mas tem muito mais a oferecer, como:

  • Passeios de jangada
  • Passeios de barcos à vela
  • Esportes – desde futebol, vôlei, a corridas ou passeios de bicicleta
  • Passeios de charrete ao longo da orla
  • Visita à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
  • Aprecie a vista do Morro da Mª Tataca, onde poderá ver as belezas da Praia da Baleia

A Praia da Baleia é um local a não perder se está de visita a Itapipoca, sendo um dos pontos mais bonitos de todo o litoral cearense.

Se está buscando um local onde poderá repousar tranquilamente, aproveitando um mar tranquilo, de águas transparentes, que deixa transparecer um conjunto de recifes lindos, então a Praia da Baleia não poderia deixar de estar incluído em suas opções de destino.

Aproveite o que o verão tem de melhor, num ambiente bem familiar, que deixará em seu coração a vontade de voltar todos os anos para reviver bons momentos.

Praia da Baleia (CE): um paraíso em Itapipoca, no Ceará!
5 (100%) 8 votos

DEIXE SEU COMENTÁRIO